sexta-feira, 25 de março de 2011


LEMBREM-SE QUE O VERDADEIRO AMIGO É AQUELE
QUE O APOIA E O AJUDA EM SEUS ESTUDOS!!!
ESPERO QUE TENHAM SE SAÍDO BEM NO SIMULADO...
DA PROFESSORA E AMIGA PATRICIA.

segunda-feira, 21 de março de 2011

EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA - 1 ANO ENSINO MÉDIO

1. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:

a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.
e) Utilizamos as salas com exatidão.

2. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:

a) Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas.
b) No começo de período, verso ou alguma citação direta.
c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie
d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral.
e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.

3. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) fanatizar - analizar - frizar.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar.
d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.

4. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:

a) hidrólise - hidrolisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.

5. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de grafia:

a) A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza.
b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa.
c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua."
d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (Manuel Bandeira).
e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.

6. Marque a opção cm que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) enxotar - trouxa - chícara.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos - discussão - arremesso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.

7. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:

a) O experto disse que fora óleo em excesso.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.

8. Assinale a opção cm que a palavra está incorretamente grafada:

a) duquesa.
b) magestade.
c) gorjeta.
d) francês.
e) estupidez.

9. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra sublinhada na primeira é:

a) vez / reve___ar.
b) propôs / pu__ eram.
c) atrás / retra __ ado.
d) cafezinho/ blu __ inha.
e) esvaziar / e___ tender.

10. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:

a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.

11. Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:

a) dejeto.
b) ogeriza.
c) vadear.
d) iminente.
e) vadiar.

12. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:

a) fixação - rendição - paralisação.
b) exceção - discussão - concessão.
c) seção - admissão - distensão.
d) presunção - compreensão - submissão.
e) cessão - cassação - excurção.

13. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) analizar - economizar - civilizar.
b) receoso - prazeirosamente - silvícola.
c) tábua - previlégio - marquês.
d) pretencioso - hérnia - majestade.
e) flecha - jeito - ojeriza.

14. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) atrasado - princesa - paralisia.
b) poleiro - pagem - descrição.
c) criação - disenteria - impecilho.
d) enxergar - passeiar - pesquisar.
e) batizar - sintetizar - sintonisar.

15. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) tijela - oscilação - ascenção.
b) richa - bruxa - bucha.
c) berinjela - lage - majestade.
d) enxada - mixto - bexiga.
e) gasolina - vaso - esplêndido.

16. Marque a única palavra que se escreve sem o h:

a) omeopatia.
b) umidade.
c) umor.
d) erdeiro.
e) iena.

17. (CFS/95) Assinalar o par de palavras parônimas:

a) céu - seu
b) paço - passo
c) eminente - evidente
d) descrição - discrição

18. (CFS/95) Assinalar a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com "j".

a) __irau, __ibóia, __egue
b) gor__eio, privilé__io, pa__em
c) ma__estoso, __esto, __enipapo
d) here__e, tre__eito, berin__ela

19. (CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____ japoneses."

a) seção - cessão - emigrantes
b) cessão - sessão - imigrantes
c) sessão - secção - emigrantes
d) sessão - cessão - imigrantes

20. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:

a) enxofre, exceção, ascensão
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente

21. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:

a) beleza, duquesa, francesa
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira

22. (CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:

a) atraz - ele trás
b) atrás - ele traz
c) atrás - ele trás
d) atraz - ele traz

23. (CFS/96) Assinalar a palavra graficamente correta:

a) bandeija
b) mendingo
c) irrequieto
d) carangueijo

24. (CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na ordem em que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".

a) mas - mas
b) mais - mas
c) mas - mais
d) mais - mais

25. (CESD/98) Cauda/rabo, calda/açúcar derretido para doce. São, portanto, palavras homônimas. Associe as duas colunas e assinale a alternativa com a seqüência correta.

1 - conserto ( ) valor pago
2 - concerto ( ) juízo claro
3 - censo ( ) reparo
4 - senso ( ) estatística
5 - taxa ( ) pequeno prego
6 - tacha ( ) apresentação musical

a) 5-4-1-3-6-2
b) 5-3-2-1-6-4
c) 4-2-6-1-3-5
d) 1-4-6-5-2-3

26. (CFC/98) Assinalar o par de palavras antônimas:

a) pavor - pânico
b) pânico - susto
c) dignidade - indecoro
d) dignidade - integridade

27. (CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:

a) tempo quente
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida

28. (CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e indicar a seqüência correta.

1 - insigne ( ) ignorante
2 - extático ( ) saliente
3 - insipiente ( ) absorto
4 - proeminente ( ) notável

a) 2-4-3-1
b) 3-4-2-1
c) 4-3-1-2
d) 3-2-4-1

29. (ITA/SP) Em que caso todos os vocábulos são grafados com "x" ?

a) __ícara, __ávena, pi__e, be__iga
b) __enófobo, en__erido, en__erto, __epa
c) li__ar, ta__ativo, sinta__e, bro__e
d) ê__tase, e__torquir, __u__u, __ilrear

1 A / 2 A / 3 C / 4 D / 5 D / 6 C / 7 D / 8 B / 9 D / 10 E / 11 B / 12 E / 13 E / 14 A / 15 E / 16 B / 17 D / 18 A / 19 D / 20 C / 21 B / 22 B / 23 C / 24 C / 25 A / 26 C / 27 C / 28 B / 29 B

LISTAS DE EXERCÍCIOS - 2 ANO ENSINO MÉDIO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

1- “Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais.” A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva

2- “Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida.” A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva

3= Há oração subordinada substantiva apositiva em:

a. Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b. Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d. Em verdade, eu tinha fama e era valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.

4-Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.

5-Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.

6-Nos trechos: “… não é impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio e um ou dois minutos de prazer” e “Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras”. A palavra “que” está introduzindo, respectivamente, orações:
a. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
b. subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
c. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
d. subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
e. subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa

7-Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:
a. “… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”.
b. “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.”
c. “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”.
d. “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”
e. ” - Está romântico!… está romântico… - exclamaram os três…”

8-No período “Todos tinham certeza de que seriam aprovados”, a oração destacada é:
a) substantiva objetiva indireta
b) substantiva completiva nominal
c) substantiva apositiva
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a

9-Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal:
a. “Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade.”
b. “Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro.”
c. “Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha.”
d. “Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto.”
e. “Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas.”

GABARITO

1. B
2. B
3 E
4 A
5. D
6. A
7. B
8. B
9. A

LISTA DE EXERCICIOS 2

1- As orações subordinadas substantivas possuem valor de um substantivo e classificam-se de acordo com a função sintática que exercem numa frase. Relacione as colunas abaixo de acordo com a classificação de cada uma.

(1) Oração Subordinada Substantiva Apositiva

(2) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

(3) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

( ) Tinha certeza de que ele me amava.

( ) Dei-lhe um conselho: que não fosse embora.

( ) Lembrei-me de que ele não presta.



O item que possui a seqüência correta é:

a) 2 – 1 – 3

b) 1 – 2 – 3

c) 3 – 2 – 1

d) 2 – 3 – 1

e) 3 - 1 - 2

2- O período abaixo possui uma oração subordinada substantiva. Leia com bastante atenção e marque o item que corresponde à classificação correta dessa oração.

“Ninguém percebeu que eu não gosto de futebol.”

a) Objetiva Direta

b) Completiva Nominal

c) Apositiva

d) Predicativa

e) Objetiva Indireta



3- Leia os períodos abaixo. Eles foram formados por orações subordinadas adjetivas, aquelas que possuem valor de um adjetivo. Durante as aulas, vimos que se classificam em restritivas e explicativas. Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a seqüência correta dessa classificação.

I. O jovem que se esforça progride.

II. O livro que li é muito bom.

III. Teresa, que era personagem principal, morre no final da história.



a) Restritiva — Explicativa — Explicativa

b) Restritiva — Restritiva — Explicativa

c) Explicativa — Restritiva — Restritiva

d) Explicativa — Explicativa — Restritiva

e) Restritiva — Explicativa — Restritiva



4- A conjunção se é conjunção subordinativa integrante (introduzindo oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual das orações seguintes.



a) A federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.

b) O aluno fez-se passar por doutor.

c) Precisa-se de pedreiros.

d) Não sei se o vinho está bom.



5- Classifique as orações subordinadas destacadas.



a) Ninguém sabe se voltará ao Brasil.

b) O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.

c) Esse padre de quem os jornais falam é um grande batalhador pela justiça social.

d) Ficou provado que a soja poderia substituir a carne.

e) A organização que reunia camponeses lutava pela segurança dos bóias-frias.





Gabarito



E - 3, 2, 1



A – Objetiva direta



B – Restritiva, restritiva, explicativa



D – Não sei se o vinho está bom



a) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

b) Oração subordinada substantiva completiva nominal

c) Oração subordinada Adjetiva restritiva

d) Oração subordinada substantiva subjetiva

e) Oração subordinada adjetiva restritiva

quarta-feira, 2 de março de 2011

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma independência estrutural, podendo vir separadamente sem prejuízo. Já no período composto por subordinação, as orações são dependentes entre si por meio de suas estruturas.

Há três tipos de orações subordinadas: As substantivas, as adjetivas e as adverbiais. Trataremos aqui especificamente sobre o primeiro tipo:

Orações Subordinadas Substantivas

São orações que exercem a mesma função que um substantivo, na estrutura sintática da frase.

Exemplo 1:

- A menina quis um sorvete. (período simples)
A menina = sujeito;
Quis = verbo transitivo direto;
Um sorvete = objeto direto;

Temos duas posições na frase anterior em que podemos usar um substantivo: o sujeito (menina) e o objeto direto (sorvete). Nessas mesmas posições podem aparecer, em um período composto, orações subordinadas substantivas.

Dependendo de onde elas apareçam e da função que elas exerçam, poderemos classificar como Subjetiva (função de sujeito) ou como Objetiva direta (função de objeto direto).

Sendo assim, notamos que:

- A menina quis que eu comprasse sorvete. (período composto)
A menina = sujeito;
Quis = verbo transitivo direto;
Que eu comprasse sorvete = Oração subordinada substantiva Objetiva direta

E ainda em:

- Quem me acompanhava quis um sorvete. (período composto)
Quem me acompanhava = oração subordinada subjetiva;
Quis = verbo transitivo direto;
Um sorvete = Objeto direto;

Além das posições de sujeito e objeto direto, as orações subordinadas substantivas podem exercer a função de um predicativo, de um objeto indireto, de um aposto e de um complemento nominal.

Portanto podemos ter oração subordinada substantiva de 6 tipos:

1. Subjetiva: ocupa a função de sujeito.

Exemplos:

- É preciso que o grupo melhore.
Verbo de Ligação + predicat. + O. S. S. Subjetiva

- É necessário que você compareça à reunião.
VL + predicat. O. S. S. Subjetiva

- Consta que esses homens foram presos anteriormente.
VI + O. S. S. Subjetiva

- Foi confirmado que o exame deu positivo.
Voz passiva O. S. S. Subjetiva

2. Predicativa: ocupa a função do predicativo do sujeito.

Exemplos:

- A dúvida é se você virá.
Suj. + VL + O. S. S. Predicativa

- A verdade é que você não virá.
Suj. + VL + O. S. S. Predicativa

3. Objetiva Direta: ocupa a função do objeto direto. Completa o sentido de um Verbo Transitivo Direto.

Exemplos:

- Nós queremos que você fique.
Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta

- Os alunos pediram que a prova fosse adiada.
Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta

4. Objetiva Indireta: ocupa a função do objeto indireto.

Exemplos:

- As crianças gostam (de) que esteja tudo tranqüilo.
Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta

- A mulher precisa de que alguém a ajude.
Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta

5. Completiva Nominal: ocupa a função de um complemento nominal.

Exemplos:

- Tenho vontade de que aconteça algo inesperado.
Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal

- Toda criança tem necessidade de que alguém a ame.
Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom.

6. Apositiva: ocupa a função de um aposto.

Exemplos:

- Toda a família tem o mesmo objetivo: que eu passe no vestibular.
Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva

ORTOGRAFIA - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

É a parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita. É a maneira correta de escrever as palavras.

Emprego das letras.

Palavras que se escrevem com “ESA”

burguesa, chinesa, despesa, escocesa, francesa, inglesa, japonesa, holandesa, mesa, pequinesa, portuguesa etc.

Se conseguirmos completar a frase “ELA É”, a palavra será sempre com “S”. Ex. Ela é chinesa. Ela é pequinesa.

Palavras que se escrevem com “EZA”.

alteza, avareza, beleza, crueza, fineza, firmeza, lerdeza, proeza, pureza, singeleza, tristeza, rijeza etc.

Palavras que se escrevem com “ÊS”

burguês, chinês, cortês, escocês, francês, inglês, irlandês, montanhês, pedrês, português etc.

Se conseguirmos completar a frase “ELE É”, a palavra será com “S”.

Ex: Ele é cortês. Ele é burguês. Ele é francês.

Palavras que se escrevem com “EZ”

altivez, embriaguez, estupidez, intrepidez, palidez, morbidez, pequenez, talvez, vez, viuvez, sisudez, rigidez, surdez, maciez.

Palavras que se escrevem com “OSO”, “OSA”

audacioso, brioso, cauteloso, delicioso, formoso, gostoso, perigoso, pomposo, teimoso, valioso etc

Palavras que se escrevem com “ISAR”

alisar, analisar, bisar, paralisar, pesquisar, pisar etc.

Para que estes vocábulos se escrevam com “S”, é necessário que no próprio radical já haja a letra “S”.

Ex.: AVISAR-AVISO, ANALISAR-ANÁLISE, BISAR-BIS, PARALISAR-PARALISIA, CATÁLISE-CATALISADOR-CATALIZANTE, PORTUGUÊS-PORTUGUESINHO, CASA-CASEBRE..

Palavras que se escrevem com “IZAR” (formador de verbos) “IZAÇÃO” (formador de substantivos).

amenizar, avalizar, catequizar, desmobilizar, despersonalizar, esterilizar, estigmatizar, finalizar, generalizar, harmonizar, poetizar, profetizar, racionalizar, sensacionalizar, civilizar, civilização; humanizar, humanização; colonizar, colonização; realizar, realização.

Obs. Não confunda com os casos em que se acrescenta o sufixo -ar a palavras que já apresentam S: analisar, pequisar, avisar.

Apesar de CATEQUIZAR se derivar de CATEQUESE, aquele termo se escreve com Z e este, com S.

As palavras POETIZAR e PROFETIZAR não se derivam de POETISA e PROFETISA, mas sim de POETA e PROFETA. Por isso as primeiras se escrevem com Z e as últimas, com S.

Palavras que se escrevem com “S”

A letra S representa o fonema /z/ quando é intervolálica: asa, mesa, riso.

Usa-se a letra S:

a) nas palavras que derivam de outra em que já existe S. (bizu 1.7)

b) nos sufixos:

-ês, -esa (para indicação de nacionalidade, título, origem)

-ense, -oso, -osa (formadores de adjetivos)

-isa (indicador de ocupação feminina): poetisa, profetisa, papisa

c) após ditongos: lousa, coisa, Neusa, ausência, naúsea.

d) nas formas dos verbos pôr (e derivados) e querer: pus, pusera, pusesse; repus, repusera, repusesse; quis, quiséra. quisesse.

Algumas palavras

anis, atrás, brasa, compreensão, conversível, coser(costurar), esôfago, esotérico, esoterismo, espectador, esplêndido, esterco, estéril, estorvo, extravasar, fusível, gás, gasolina, guisado, heresia, hesitar, hipnose, hipocrisia, imersão, misto, revés, sesta, asilo, isolar, isquemia, oscular, querosene, quis, quiser, puser, siso, poetisa, profetisa, sacerdotisa, submerso, usina, usufruir, usura, usurpar, versátivel, inserto (inserido), consertar(reparar), servo (servente), serração (ato de serrar), intensão (intensidade), colisão, impulso, imersão, inversão, maisena, pretensão, expansão, pretensioso, obsessão (mas obcecado), lilás, revisão, vaso, através, Isabel, ourivesaria.

Palavras que se escrevem com “Z”

azar, azougue, azenha, azeitona, azeite, azinhavre, balizar, bizantino, bizarro, buzina, cozer (cozinhar), dezena, dizimar, fuzil, aprazível, deslize, falaz, fezes, fugaz, gazeta, giz, gozar, hipnotizar, tez, algazarra, foz, prazerosamente, ojeriza, perspicaz, proeza, desprezar, vazar, revezar, xadrez, azia, aziago, talvez, cuscuz, coalizão, assaz, bissetriz.

Palavras que se escrevem com “X”

bexiga, coxo, engraxar, sintaxe, caxumba, faxina, maxixe, muxoxo, paxá, praxe, xale, xícara, excitante, xavante, xereta, baixo, trouxe, enxada, enxaguar, enxame, enxaqueca, enxerto, enxortar, enxoval, enxugar, enxurrada, enxuto, seixo, faixa, exacerbar, exotérmico, exorcismo, expletivo, expirar, expelir, expectativa, expor, explicar, extasiar, exterminar, extensão, extenso, extorsivo, exuberante, exalar, exaltar, exame, exarar, exaustão, exéquias, exílio, exímio, êxito, êxodo, exonerar, exótico, exumação, broxa(pincel), buxo (arbusto ornamental), xá (título de soberano do Oriente), xeque (incidente no xadrez), xampu, xangai, expiar, baixeza, graxa, exsurgir, extirpar, extorsão, roxo, xavante.

Palavras que se escrevem com “CH”

enchova, encharcar, encher, enchiqueirar, enchoçar, enchente, enchouriçar, chave, chuchu, chicote, chifre, chispar, chimpanzé, choupana, chorumela, chulo, chumaço, chusma, chavão, charuto, champanha, chacina, chantagem, chaminé, chicana, chibata, chiar, bricha (prego), bucho (estômago de animais), chá (arbusto), cheque (ordem de pagamento), cocha (gamela), tacha (prego), debochar, fachada, fantoche, linchar, arrocho, brecha, pechincha, pichar, salsicha, chicória, cachimbo, broche, bochecha, flecha, mochila, chute, chope, apetrecho, comichão.

Palavras que se escrevem com “Ç” ou “C”

à beça, almoço, terçol, ressurreição, exceção, cessação, açucena, joça, camurça, mormaço, presunção, torção, trança, soçobrar, troço, joça, pança, maçarico, maciço, ruço (grisalho), aguçar, caçula, seção(departamento), retenção, abstenção, disfarçar, cerração (nevoeiro), cervo (veado), decertar (lutar), empoçar (formar poça), intenção (propósito), oaço (palácio), sucinto, silêncio.

Palavras que se escrevem com “SS”

admissão, demissionário, transmissão, emissor, expressão, expresso, impressionismo, compressor, assado, passar, ingressar, progresso, sucesso, discussão, repercussão, promessa, remessa, agressivo, transgressão, antiqüíssimo, tenacíssimo, excesso, dissensão, sossego, pêssego, massagem, secessão, necessário, escasso, escassez, sessão (reunião), cessão (ceder), sessar (peneirar), russo (natural da Rússia), passo (passada), empossar (dar posse), cassar (anular) dissertar (discorrer).

Palavras que se escrevem com “SC”

abscissa, abscesso, adolescente, ascensão, acrescentar, acréscimo, ascese, ascetismo, ascensorista, consciência, cônscio, descendente, descensão, descentralizar, descente (vazante), discente, disciplina, discípulo, fascículo, fascínio, fascinante, isósceles, nascer, obsceno, oscilação, piscina, piscicultura, imprescindível, intumescer, irascível, miscigenação, seiscentos, transcender, rescindir, rescisão, ressuscitar, suscitar.

Palavras que se escrevem com “G”

a) nos substantivos terminados em agem, igem, ugem: aragem, barragem, contagem, coragem, malandragem, miragem, fuligem, origem, vertigem, ferrugem, lanugem, rabugem. Cuidado com as exceções pajem e lambujem.

b) nas palavras terminadas em ágio, égio, ígio, ógio, úgio: adágio, contágio, estágio, pedágio; colégio, egrégio; litígio, prestígio; necrológico, relógio; refúgio, subterfúgio.

Outras

angelical, aborígine, agilidade, algema, agir, agiota, apogeu, argila, bege, cogitar, drágea, faringe, fugir, geada, gengibre, gíria, tigela, rigidez, monge, ogiva, herege, genuíno, algemas, gergelim, gesso, egípcio, gironda, infrigir, bugiganga, viagem (substantivo), vagem, estiagem, folhagem, geringonça, ginete, gengiva, sargento, coragem, ferrugem, tragédia, gesto.

Palavras que se escrevem com “J”

a) nas formas dos verbos terminados em -jar: arranjar (arranjo, arrajem, por exemplo); enferrujar (enferruje, enferrujem), viajar (verbo -> viajo, viaje, viajem);

b) nas palavras oriundas do Tupi, africana e árabe ou de origem exótica: Jibóia, pajé, jirau, alfanje, alforje, canjica, jerico, manjericão, Moji.

OUTRAS igrejinha, laje, lajeado, varejista, sarjeta, gorjeta, anjinho, canjica, viajem (verbo), encorajem (verbo), enferrujem (verbo), cafajeste, cerejeira, injeção, enrijecer, berinjela, jejuar, jérsei, interjeição, jesuíta, jibóia, lambujem, majestade, jirau, ultraje, traje, ojeriza, jenipano, pajé, pajem, jeito, granja, projétil (ou projetil), rejeição, sarjeta, traje, jerimum.

A letra “H”

hálito, hangar, harmonia, harpa, haste, hediondo, hélice, hemisfério, hemorragia, herbívoro (mas ervas), hérnia, herói, hesitar, hífen, hipismo, hipocondria, hilaridade, hipocrisia, hipótese, histeria, homenagem, horror, horta, hostil, humor, húmus.

Em “Bahia”, o H sobrevive por tradição histórica. Observe que nos derivados ele não é usado: baiano, baianismo.

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